A elegante Tulipa

 

“Havia certa vez uma flor que não conseguia se fixar em nenhum lugar. Das montanhas no Cazaquistão, o bolbo da flor vagueou na Pérsia, na China e na Turquia. Até que um cientista holandês levou o bolbo consigo até um pequeno país Europeu. Lá a flor apreciou o clima e o solo e os habitantes se apaixonaram imediatamente pela flor tornando-a um símbolo nacional. Parece uma estória de conto de fadas, mas esta é a verdadeira estória da Tulipa.”

Tulipas são flores ornamentais do gênero de flores liliáceas, formada por uma única flor em cada haste, com folhas alongadas, apresentando seis pétalas ou na forma com pétalas dobradas, podendo atingir de 30 a 60 centímetros de altura. Seu nome, devido a sua semelhança, é originário da palavra turco-otomana “Tulbend”, que significa “turbante”, adereço usado na cabeça pelos homens turcos.

Originária da Turquia, a tulipa foi levada para a Holanda no séc. XVI, pelo botânico Conrad Von Gesner. O cultivo teve grande sucesso em decorrência do clima frio que favoreceu sua adaptação imediata, transformando a tulipa na quarta maior fonte de renda do país.

Assim a tulipa se transformou no simbolo da Holanda, passando a ser cultivada em grandes jardins, que passam a maior parte do ano se preparando para serem abertos na primavera. Um exemplo é o parque “keukenhof” conhecido como o parque das tulipas, com sete milhões de flores que formam grande tapetes coloridos destas flores, formando um espetáculo visitado por milhares de pessoas todos os anos.

O clima da Holanda é adequado ao cultivo dessa planta, com primaveras frias quando elas começam a florescer. Além disso, o solo nestas terras estão sempre sendo drenados, o que é perfeito para os bulbos das tulipas que gostam de solos drenados porém úmidos. Existem tantos tipos de tulipas por lá que a Sociedade Holandesa de Horticultura, agrupou as variedades em vários grupos, com diferentes espécies em cada um deles. De meados de março ao final de maio, as tulipas transformam grandes partes da Holanda em uma grande e colorida colcha de retalhos. Como a temporada das tulipas vai de meados de março a meados de maio,  a melhor época para visitar a Holanda para vê-la coberta com o colorido dessas flores é em abril quando elas estão florescendo.

As flores são parte importante da cultura e economia holandesas. Nenhuma casa está completa sem um buquê de flores sobre a mesa. A Holanda é conhecida como a maior floricultura do mundo, também não é para menos, os holandeses levam muito a sério suas flores e não só as tulipas. Há mercados de flores dentro ou próximo de toda grande cidade do país e as tulipas obviamente são a maioria.

Como a tulipa é uma planta de clima frio é comum encontrarmos mais delas por aqui, em floriculturas e supermercados no inverno. As tulipas vendidas aqui no Brasil, são cultivadas em estufas climatizadas e transportadas em caminhões refrigerados, porque mesmo na estação mais fria do ano, nosso inverno não lhes agrada. Aliás nossos invernos ultimamente estão cada vez menos frios… Bem, mas se você gosta de tulipas, conheça abaixo algumas dicas de cuidados para quando comprá-las ou ganhá-las:

  • Se estiver plantada num vaso, conserve-o dentro de casa em local arejado, próximo a uma janela ensolarada e regue para que a terra permaneça úmida sem deixar encharcar.
  • Depois que as flores morrerem, se voce quiser preservar os bulbos para o próximo inverno, corte as hastes da planta rente a terra e desenterre o bulbo da planta que parece uma cebola;
  • Lave o bulbo em água corrente, esfregando delicadamente até retirar toda a terra;
  • Deixe o bulbo secar bem. Quando seco, enrole-o em papel toalha e guarde na geladeira na gaveta de legumes até o próximo outono;
  • No outono, plante os bulbos novamente no vaso com terra, areia e composto orgânico em partes iguais cobrindo os bulbos com cinco centímetros dessa mistura.
  • Deixe o vaso no sol e regue para manter a terra úmida, com sorte, novas tulipas brotarão para encantar seu inverno.
  • No caso das suas tulipas serem de corte, ou seja já venham cortadas para colocar em vasos com água, basta cobrir apenas de dez a quinze centímetros de seus caules com água fria que deve ser renovada a cada dois dias.
  • Nesse caso, existem no mercado conservantes para flores que, adicionados à água do vaso na medida indicada pelo fabricante, contribuem para aumentar sua duração.

tulipas

Abraços,
Sejamos Felizes!

 

Fontes: Holland.com; significados.com; imagens web.

Um comentário para “A elegante Tulipa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *