Quintais decorados para desfrutar alegria e bem-estar

Momentos de lazer, descanso e relaxamento fazem parte de uma vida equilibrada, especialmente se você tem uma vida agitada e estressante. Investir em Bem Estar na hora de se refugiar do corre corre diário, é sem dúvida o melhor investimento, pois nada como chegar em casa e poder desfrutar de um canto gostoso para conviver com a família, para receber os amigos ou simplesmente estar só num casulo particular.

Ter um quintal, é ter um espaço que faz parte da casa com privilégios de uma área externa que permite inúmeras possibilidades de uso ao ar livre. E, principalmente nos grandes centros urbanos, ter um quintal é privilégio de poucos, por isso, não deve ser relegado a abrigo de cacarecos em detrimento de utilizações mais interessantes.

Você já deve ter ouvido a celebre frase de Fernando Pessoa afirmando que: “Tudo vale a pena quando a Alma não é pequena”. Tomando-a emprestada como ponto de inspiração, não importa o tamanho do quintal, pois mesmo pequeno, se existir vontade e imaginação, você pode transforma-lo num espaço especial, único e particular onde certamente desfrutará de muitas alegrias.

E quer coisa mais gostosa do que desfrutar “Alegrias de Quintal” num espaço todo “Seu”?

Veja alguns exemplos que selecionei para sua inspiração + dicas para que você possa planejar que tipo de “alegrias” quer ter no “seu quintal”.

quintais6

Olha só que charme… Esse canto pode ser utilizado para, lazer, relaxamento, receber os amigos, para um lanche ao ar livre, etc. Contando com o frescor do “verde” que cria a paisagem natural de fundo, tem o acesso através de  pisadas  até o platô feito com deck de madeira onde mesa e cadeiras compõem o espaço.

quintais4

No caminho um banco com almofadas coloridas dá o tom que convida para a alegria de desfrutar um descanso contemplativo no quintal recheado de plantas.

quintais5

Simples, mas gracioso, este cantinho, conta uma área que acolhe bancos e mesa de centro para o descanso, contemplação e reuniões do ar livre. Ladeado por toques especiais, visíveis no cuidado e no capricho de cada elemento escolhido, o espaço tem uma ambientação decorativa atraente e agradável.

quintais2

Ah…, como é gostoso um canto para receber os amigos, curtir com os familiares momentos especiais ao ar livre no seu próprio quintal. Este exemplo também é bem simples e econômico. Veja, o piso que delimita o espaço de “estar” cria um ambiente de estar  com o conforto de cadeiras ao redor de uma lareira para aquecer as tardes e noites mais frias. Os detalhes com plantas ao redor complementam o espaço acolhedor com charme e personalidade. Pura alegria!

Aqui, com poucos elementos foi criado este espaço clean, cheio de bossa e frescor. Com recorte no gramado preenchido com pedriscos, o espaço ganha amplitude e profundidade. As plantas dão o arremate que abraça as espreguiçadeiras para relaxar e tomar um sol, tendo de quebra um chuveirão para se refrescar.

Privilégio a parte é ter uma árvore no quintal. Neste exemplo, o piso de pedriscos delimita o espaço dando destaque a árvore existente que oferece sombra para a mesa com cadeiras para uma refeição ao ar livre. Circundado por gramado e plantas nos muros e paredes ao redor o espaço ganha ares de jardim cheio de frescor.

Um cantinho gourmet no quintal é sempre bem vindo. Aqui, o pequeno espaço foi bem aproveitado. Utilizando placas de deck de madeira sobre o gramado foi criado o ambiente para refeições ao ar livre com mesa e bancos O charme ficou por conta das plantas ao fundo e a proteção do ombrelone (guarda-sol) com detalhes de madeira para combinar com o conjunto. Há ainda um painel ripado criando um quadro para os vasos floridos e sobre o gramado no canto oposto a poltrona para o descanso e relaxamento sombreado delicadamente pela folhagem do bambu.

Para quem gosta de cozinhar e curte plantar ervas e hortaliças, um cantinho para uma horta no quintal cai muito bem. Veja que capricho essa horta que cria uma paisagem saborosa num cantinho do quintal. Detalhes simples e dispostos com harmonia dão um toque de visual agradável e especial para esta proposta, que conta com o painel ripado aproveitando de forma decorativa a estrutura do muro e servindo como suporte para os cestos de fibra de coco onde ervas mais leves são plantadas. No canteiro no solo abaixo do painel, hortaliças e vegetais são plantados em espaços delimitados por contentores que além de separar cada vegetal contribui para uma organização esteticamente harmoniosa. Nesta proposta muitas alegrias poderão ser colhidas do quintal para ver e saborear, hummm….!

Nesta proposta, mais um espaço pequeno de quintal bem aproveitado. No pequeno canto coube uma pequena hidromassagem para um banho de imersão relaxante. Gracioso, o cenário é composto com charme e leveza, contando com a sintonia harmoniosa dos elementos que mesclam piso cerâmico, deck de madeira, gramado e vasos com plantas fixados no muro de fundo, arrematando tudo com capricho e bom gosto.

Estas são apenas algumas idéias, pois as possibilidades são infinitas. O importante é saber o que se quer, para criar um espaço alinhado com seus hábitos e gostos pessoais. Depois é só desfrutar das muitas alegrias do seu quintal e ser Feliz!

Abraços,
Sejamos Felizes!

Fontes/ imagens: seleções pintrest.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *