Aquaponia dentro de Casa

Nos últimos anos a jardinagem interna tem conquistado muitos adeptos numa tendência crescente por parte das pessoas que buscam uma alimentação mais saudável e econômica. Essa prática tem se tornado mais acessível até mesmo para aqueles que não possuem um polegar verde, graças a uma série de projetos inteligentes que possibilitam práticas fáceis para a incorporação da jardinagem dentro de casa com bons resultados. E, dentro dessa tendência, os projetos embasados na Aquaponia tem se destacado.

Grove5

A Aquaponia é uma tecnologia verde que tira proveito do melhor da hidroponia e da aquicultura, para o cultivo de alimentos frescos e orgânicos nas residências familiares, que aliada a verticalidade do design, permite que as pessoas cultivem super alimentos como todo tipo de hortaliças, legumes, temperos e ervas medicinais o ano inteiro, garantindo uma alimentação viva e saudável para sua família.

Com total aproveitamento de água e pouco investimento, esta tecnologia possibilita a criação de peixes comestíveis ou ornamentais em simbiose com o cultivo de tomates, morangos, alfaces, couves, e tudo o mais que seu espaço permitir.

Esta tecnologia é livre de pesticidas e fertilizantes químicos, utiliza até 90% menos água que a agricultura convencional e outros recursos naturais, sendo excelente solução para ambientes urbanos como casas e apartamentos. Uma bomba silenciosa de aquário recircula a água e bactérias naturais presentes no ar que são responsáveis por converter resíduos dos peixes em alimento para as plantas. Por ser um sistema de água recirculante não há insetos ou dengue, nem mau cheiro, somente o som agradável de uma fonte d’água.

Fundamentos-aquaponia-642x336

Para ilustrar esta idéia, selecionei um projeto recente que favorece esta prática, criado pela Ecosystem Grove que usa a aquaponia. O projeto consiste numa estrutura com um aquário embaixo e interligado ao compartimento que receberá as plantas. Os resíduos produzidos pelos peixes são ricos em amônia que aliados a micróbios benéficos convertem essa amônia para nitratos que são excelentes adubos orgânicos pra as plantas. Esse processo permite que as plantas sejam alimentadas com nutrientes simultaneamente a purificação da água dos peixes.

Grove8

A estrutura é do tamanho de uma estante cujo espaço do compartimento para o plantio pode receber uma variedade de plantas como ervas e hortaliças garantindo uma boa variedade de alimentos frescos durante o ano todo, equivalendo a uma salada por dia.

Grove6

E o melhor, é que ninguém precisa ser um especialista para utilizar este sistema, pois todas as ferramentas, bem como tutoriais, são disponibilizados no celular através de um app móvel emparelhado com o “Grove” que orienta através do processo de monitoramento e controla seu sistema a partir do telefone. É o futuro da alimentação orgânica dentro de casa com tudo para dar certo.

Grove2

Grove3

Sobre o Ecosystem Grove Saiba + AQUI

Grove7

Quando você compra um pé de alface na feira ou no super mercado, provavelmente em três dias ele já estará no ponto de ser descartado. Já quando você cultiva sua alface, pode colher s folhas laterais (mais velhas) e ir deixando o meio, ou o talo crescendo. Esse pé de alface ainda pode render mais 4 ou 5 colhidas antes de ser replantado, técnica esta, que pode ser utilizada nas outras hortaliças.

Além de ser um modelo de produção de alimentos com grande eficiência, também favorece o hábito das pessoas produzirem seu próprio alimento promovendo uma alimentação mais saudável e consciente.

Saiba + sobre Aquaponia no Brasil, leia também:

Abraços! Sejamos Felizes!

Fontes: my modern met; aquaponia urbana.

Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *