Shinrin-yoku – mergulho na Natureza para ter mais saúde

 

Mergulhar na Natureza é o que a prática do Shinrin-yoku (pedra angular da medicina preventiva) propõe para a prevenção e  cura de muitos males da vida moderna.

Abrindo nossos sentidos para a Natureza também desenvolvemos nossa intuição. Começamos a comunicar-nos em novas formas com o mundo ao nosso redor e com outras espécies. 

Vá a uma floresta. Caminhe lentamente. Respire. Ouça os sons. Sinta os cheiros. Abra todos os seus sentidos.  Este é o caminho de cura de “Shinrin-yoku”, o medicamento que é simplesmente estar em contato com a Natureza.

O termo Shinrin-yoku significa “Banho de Floresta”, e foi desenvolvido no Japão durante a década de 1980, tornando-se a pedra angular da saúde preventiva e cura de muitas doenças na medicina japonesa.

Pesquisadores principalmente no Japão e Coréia do Sul criaram um corpo robusto de literatura científica sobre os benefícios de saúde de passar o tempo sob o dossel de uma floresta viva. Esta pesquisa esta ajudando a levar e estabelecer o “Shinrin-yoku” em todo o mundo.

A ideia é simples: se uma pessoa simplesmente visita uma área natural e caminha de uma forma descontraída, terá nesse contato com a Natureza a oportunidade de benefícios, calmantes, de rejuvenescimentos e restauração a serem alcançados.

Nós sempre soubemos disso intuitivamente. Mas nas últimas décadas tem havido muitos estudos científicos que estão demonstrando cada vez mais os mecanismos por trás dos efeitos de cura provenientes de simplesmente estar em áreas selvagens e naturais. Por exemplo, muitas árvores emitem compostos orgânicos que potencializam as nossas células “NK” (natural killer) que fazem parte de nosso sistema imunológico de combate ao câncer. Os benefícios cientificamente comprovados do Shinrin-yoku incluem:

  • Queda de pressão arterial;
  • Pulsação abaixada;
  • Níveis de Cortizol reduzidos;
  • Maior Vigor;
  • Redução da raiva;
  • Redução da depressão.
 Igualmente impressionante são os resultados vivenciados quando esta prática é feita regularmente:
  • Intuição mais clara e profunda;
  • Aumento do fluxo de energia;
  • Aumento da capacidade de se comunicar com a Terra e suas espécies;
  • Aumento do fluxo de força vital;
  • Aprofundamento das amizades;
  • Aumento global da sensação de felicidade.

Abrindo nossos sentidos para a Natureza também desenvolvemos nossa intuição. Começamos a comunicar-nos em novas formas com o mundo ao nosso redor e com outras espécies.

O pesquisador Chines radicado no Japão Dr. Qing Li, contribuiu muito com suas investigações sobre a relação entre o Shinrin-yoku – Banho de Floresta e a prevenção de doenças. Suas pesquisas só confirmaram que os passeios em áreas de floresta realmente podem evitar o surgimento de doenças virais além de produzir efeitos potencialmente positivos contra o surgimento de tumores incluindo o câncer. O Dr. Qing Li é considerado um dos maiores especialistas do mundo em Shinrin-yoku = Banho de Floresta. Ele é professor associado do Departamento de Higiene e Saúde Pública da Nippon Medical School, em Tóquio, além de ser presidente da Sociedade Japonesa de Medicina Floresta e Vice-Presidente e Secretário Geral da Sociedade Internacional da Natureza e Floresta Medicine (INFOM).

As pesquisas sobre os benefícios do Banho de Floresta levam aos seguintes questionamentos: “Mas seria necessário deslocar-se até uma floresta para obter esses resultados positivos?” – “Um passeio num bosque ou parque urbano não poderia trazer os mesmos resultados?”

Em suas pesquisas que também contemplaram experiências em passeios em bosques e parques (bem arborizados), o Dr. Qin Li, também confirmou benefícios, mas em níveis menores, necessitando portanto, de mais regularidade. Os fatores mais importantes apresentados em sua pesquisa relativos a redução do stress, são dois:

  • A adrenalina produzida em situações de tensão reduz a atividade das células NK humanas. O passeio na floresta ou num parque ou bosque bastante arborizado acalma a mente das pessoas, reduz os níveis de adrenalina, melhorando o sistema imunológico.
  • O outro fator é a presença de Phytoncides – óleos essenciais – produzidos pelas árvores e que são espalhados pelo ar nos bosques e florestas. Estudos demonstram que a aspiração de Phytoncides pelas pessoas têm efeito positivo sobre a redução do stress e a melhora do sistema imunológico. Saiba mais sobre Phytoncides AQUI.
Fonte: Shinrin-yoku.og – imagens web

Viver em uma sociedade  moderna principalmente nos grandes centros urbanos, produz estados de ansiedade e stress decorrentes de um contexto que nos deixa alertas o tempo todo, preocupados com situações de perigo que podem acontecer em qualquer momento e lugar. Esse tipo de stress acaba fazendo parte do nosso cotidiano e com isso nosso organismo e sistema imunológico ficam vulneráveis. É nesse sentido que os cientistas desenvolvem pesquisas em defesa da ideia de que o nosso instinto está ligado a Natureza e esta conexão é fundamental para nosso equilíbrio e bem estar.

O Banho de floresta ou terapia florestal consiste na conexão de nós mesmos com a Natureza através do resgate do despertar dos sentidos. Desde os primórdios, o homem sempre viveu em harmonia com a Natureza, mas com o passar dos séculos distanciou-se desta relação em decorrência da busca por outros modos de sobrevivência dentro do contexto do mundo moderno muito voltado para o materialismo. Com sua conexão cada vez mais distante da Natureza, o homem distanciou-se assim de sua própria essência, pois tudo está ligado, como numa rede, para que haja o equilíbrio integral. Se você valoriza seu equilíbrio para ter mais qualidade de vida e bem estar, procure sempre que puder se aproximar da Natureza, em passeios, caminhadas em parques e bosques, invista num jardim, enfim, faça o que puder para valorizar e usufruir daquilo que ainda temos de melhor e ao nosso alcance neste mundo.

Abraços desejosos de que você possa usufruir dos benefícios da Natureza e seja Feliz!

Não é só por sua beleza que a floresta faz uma afirmação sobre os corações dos homens, é algo sutil, presente na qualidade do ar, na emanação de árvores antigas que tão maravilhosamente produzem mudanças e renovam um espírito cansado. (Robert Louis Stevenson)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *