A sobriedade e elegância da Calla Zandeteschia

No universo floral a Calla (Zantedeschia) costuma ser sinônimo de estilo, elegância, requinte e alegria.

Calla-Lily-Wallpapers

A Calla é uma flor que possui uma forma discreta, cuja estrutura limpa em forma de cálice, confere à ela um apelo sofisticado muito apreciado em arranjos para ocasiões festivas e elegantes.

A forma dessa flor é muito requisitada para buques de noivas diferenciados e sofisticados, corsages e decorações de efeito requintado. Ms é claro que também faz bonito, e diga-se de passagem, muito bonito, por si só em simples arranjos que valorizam qualquer ambiente.

callasbq

Oferecendo uma boa diversidade de cores como branco, vermelho, amarelo, rosa, roxo, laranja, verde, preto (chiquérrimo) e bicolores, a Calla sempre se destaca com sua forma sóbria e elegante.

O que mais impressiona na Calla é seu cálice, cuja forma é ao mesmo tempo extremamente simples e elegante. Realmente uma bráctea sublime, que se instala de forma imponente no topo do caule como uma folha torcida, cuja abertura permite olhar para o coração da flor.

calla-water-arum-coltivazione-cura

Com vários significados associados a pureza, simpatia e beleza sóbria, a Calla também esta associada como amuleto da sorte, para gregos e romanos desde a antigüidade, simbolizando para estes povos a alegria das vitórias através da forma da flor que é uma reminiscência de um cálice com o qual brindavam suas conquistas.

Origem

Conhecida também como “Arum Etíope” a Calla é originária da África do Sul, onde sempre cresceu em zonas de umidade, áreas alternadas entre lamacentas e secas, conferindo à flor não só beleza, mas também durabilidade. Pertence a família das Aráceas, a mesma do Antúrio e do Lírio, seu gênero é a Zandeteschia, que, quando branca é conhecida popularmente como Copo de Leite ou Boca de Jarro, enquanto as variedades coloridas são genericamente conhecidas como Callas.

callascolor

Cuidados como flor de corte

  • Retire as flores da emblagem com cuidado.
  • Corte em chanfro/diagonal +/- 2 centímetros da base das hastes, utilizando uma faca ou tesoura bem limpa e afiada para evitar proliferação de bactérias.
  • Retire as folhas que ficarão submersas na água, pois submersas, essas folhas apodrecem e encurtam a durabilidade da planta.
  • Preencha o vaso com 5 a dez centímetros de sua altura com água limpa.
  • Troque a água do vaso a cada 2 dias, lavando bem o vaso a cada troca e aparando as extremidades das hastes que ficaram submersas.
  • Não borrife água sobre as flores.

callalili

Plantando Callas no Jardim

  • Como esta planta gosta de solo úmidos, não é preciso se preocupar com a drenagem, mas é preciso atentar para garantir nutrientes que enriqueçam o solo com fertilizantes orgânicos e químicos necessários ao bom desenvolvimento da planta.
  • Plante o bulbo numa cova com 20 centímetros de diâmetro e +/- 10 cms. de profundidade.
  • Fertilizar o solo do plantio com NPK 04-14-08 na proporção de 2 colheres (sopa) para cada cova, + adubo orgânico como húmus de minhoca que ajuda a reter a umidade do solo.
  • Regue bem. Como esta planta gosta de solos úmidos, o ideal é  regar diariamente.
  • O período para o florescimento gira em torno de +/- 65 dias.
  • As Callas com sua folhagem densa, flores coloridas e elegantes são magníficas para a formação de canteiros maciços e cheios de movimento.

calas

Sempre haverá flores para aqueles que querem vê-las. (Henri Matisse)

Abraços! Sejamos Felizes!

Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *