Capim Dourado ouro do artesanato brasileiro

 O “Valor do Artesanato”,  é carregado de significados transformadores das relações de consumo, através da depreciação dos produtos industrializados em larga escala, pois carrega em si valores culturais, históricos e artísticos. Valores estes, que estão intrinsecamente ligados a história do artesanato desenvolvido com as mais diversas matérias primas, principalmente as naturais como o “Capim Dourado”com seus”Fios de Luz”.

Para quem não conhece o “Capim Dourado”, com seus fios luminosos, dourados como a cor do ouro, é uma espécie de palha bem característica da região do Jalapão que fica na divisa dos estados do Tocantins e Bahia, uma região árida de solo arenoso onde o Capim Dourado cresce nas veredas dos vales mais úmidos.

O Capim Dourado é uma espécie de Sempre-viva da família Eriocalauceae, cuja palha é utilizada para tecer uma grande variedade de peças de artesanato que vão desde acessórios pessoais como jóias, até peças de decoração entre outros objetos que ganharam o mercado dentro e fora do Brasil.

Considerado o “Tesouro do Tocantins”, o Capim Dourado é uma matéria-prima exclusiva da região do Jalapão. O nome é dado devido a semelhança com o ouro, tanto na cor, quanto no brilho. Tendo sua tradição iniciada com dos Índios Xerentes, e sido passada de geração em geração, teve sua primeira aparição como artesanato para um grande público, em 1993, na primeira edição da FECOARTE (Feira de Folclore Comidas típicas e artesanato do Estado do Tocantins) realizada em Palmas-TO.

Hoje, o Capim Dourado é protegido por diversas leis que regulamentam as formas e épocas da colheita para evitar sua extinção. Assim, ele só pode ser extraído entre 20 de Setembro e 20 de Novembro. Além disso, foi proibido a retirada do material “in natura” e permitido apenas que as peças já prontas para comercialização saiam do Estado, visando a sustentabilidade social, ambiental e econômica do local. Com a produção do artesanato, os artesões do Jalapão, principalmente as mulheres, se sentem felizes por poder contribuir para melhorar o conforto de suas famílias. Saiba + AQUI.

O artesanato feito com Capim Dourado é cada vez mais valorizado em todo o mundo, sendo que seu maior foco de venda atualmente se dá através da exportação. Toda essa fama adquirida, aliada as leis que o cercam de proteção, o Capim Dourado faz jus ao seu nome tornando essa matéria-prima uma verdadeira jóia artesanal, bem como,  motivo de orgulho não só para a região do Jalapão, no Tocantins, como para todo o Brasil, um país que se firma cada vez mais como uma fonte repleta de riquezas naturais e se destaca em todo o mundo através da aplicação artística dessas mesmas fontes pelas mãos dos talentosos e notórios artesãos brasileiros.

Veja o post “Valor do Artesanato” AQUI.

Abraços,
Sejamos Felizes!

Fontes: www.hak.com.br; rosembaum.com. Imagens: web

Um comentário para “Capim Dourado ouro do artesanato brasileiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *