Pot-pourri – mistura fina que perfuma e encanta

 

Você sabia que, existe um lastro profundo entre o olfato e o afeto? Este lastro se reflete em todo o cuidado que damos ao nosso mundo particular. Então,  ao perfumarmos nossa casa, criamos uma atmosfera reconfortante, como um gesto de carinho para conosco e com os outros…

Ter uma casa perfumada é também uma maneira de desfrutar coisas simples e boas da vida. E quem não gosta de entrar em um ambiente perfumado? Uma casa perfumada é um convite ao aconchego, é como sentir um afago carinhoso, através dos nossos sentidos a começar pelo olfato que tem um vinculo muito forte com nossa memória. Por isso determinados cheiros nos trazem lembranças de vários lugares.

Há muitas formas para deixarmos nossa casa perfumada, uma das mais agradáveis que além de perfumar ainda traz para o decor elementos naturais é o Pot-pourri.

Mistura fina de elementos naturais, o pot-pourri é um purificador natural, que serve para perfumar os ambientes com aromas frescos e naturais. Produzido com flores secas, sementes, folhas, ervas, etc, ele pode ser acondicionado em diversos recipientes que permitam varias possibilidade de utilização como em armários, gavetas, sapateiras, e ambientes internos como sala, quartos e banheiros. Os muitos usos do pot-pourri incluem mascarar o cheiro de naftalina em armários e dissuadir os insetos, pode ser usado em cinzeiros de carros e em recheios de bichos de pelúcia e almofadas…

Algumas curiosidades sobre o surgimento do pot-pourri:

Muito antes de químicas modernas e purificadores elétricos, buquês de ervas aromáticas, especiarias e flores secas eram utilizados para revitalizar o ambiente doméstico. A civilização romana, provavelmente, foi a que mais difundiu o uso de ambientes perfumados, pois apreciavam muito os banhos aromáticos, tanto que faziam desse ritual um espetáculo em casas de banhos elaboradas onde as pessoas contavam também com óleos aromáticos para massagens corporais, capilares e barbas.

O principal ingrediente de um pot-pourri são as pétalas de rosas. As rosas são uma das poucas flores que mantém a maior parte de sua fragrância depois de serem secas. As pétalas das espécies de sores vermelhas, rosas e damascos, são maravilhosas porque contêm um odor ricamente perfumado que tende a estar ausentes em híbridos modernos. Além da variedade de rosas gálicas que mantém tanto a cor quanto o aroma em suas pétalas depois de secas.

Na Idade Média, na Europa o banho tornou-se raro. Além das casas não possuírem nenhum encanamento, o ato de banhar-se foi condenado como imoral pelas autoridades religiosas. A ventilação em prédios e casas era praticamente inexistente. Então, para combater odores em ambientes confinados como salões de castelos por exemplo, as ervas aromáticas eram distribuídas pelo chão para que, ao serem pisoteadas, liberassem fragrâncias que deixavam os ambientes com odores frescos e leves. buques com essas ervas também eram distribuídos nos aposentos femininos para aromatizá-los.

Durante os tempos dos primeiros colonos nos Estados Unidos, os pot-pourris eram usados nos quartos como objetos de decoração em belas embalagens de vidro, potes artesanais, caixas de madeira esculpidas ou simplesmente dispostos em pratos de cerâmica para que a mistura pudesse ser vista enquanto enchia o ar de perfume.

Antes dos dias de naftalina e dos repelentes de insetos, ervanários eram compostos com misturas de ervas que repeliam insetos e mariposas. A partir daí muitas descobertas de determinadas misturas de ervas, especiarias e flores secas e envelhecidas, aliadas a óleos perfumados foram distribuídas em diversos recipientes para as mais variadas utilizações e propósitos como desencorajar odores de mofo em gavetas e armários, absorver odores na cozinha e banheiros, incentivar o sono etc.

Existem muitos aromas e diferentes Óleos Essenciais que podem ser utilizados em um arranjo de pot-pourri. Se você tem conhecimento em aromaterapia, você pode utiliza-lo para selecionar aromas que criem um determinado estado de espírito ou atmosfera em um ambiente atraindo Bem-Estar saudável.

Os melhores perfumes para se usar em pot-pourris são os florais que incluem rosa, lavanda, violeta e cravos. Especiarias como noz moscada, canela, alecrim, tomilho, sálvia, etc, também podem ser utilizadas em composições de pot-pourris, assim como casca de limão e tangerina, fatias secas de limão e laranja, para aromas com um toque mais cítrico.

Mas um pot-pourri não é composto só de aromas, mas também de formas, cores e texturas que podem ser obtidas através de diversos materiais como agulhas de pinheiro, bolas de pinhas, conchas, aparas de madeiras coloridas, sementes, pétalas de flores coloridas, folhas secas em diversos tamanhos e formatos, etc, para deixá-lo com uma aparência esteticamente agradável.

Se você gostou, poderá encontrar no mercado misturas  de ingredientes naturais para montar seu pot-pourri. Utilize os recipientes que você já tenha, como pratos, pequenos cachepots, vasos de vidro, etc. Normalmente estas misturas não possuem aromas, neste caso, uma dica para aromatizar seu pot-pourri é utilizar algumas gotas de um Óleo Essencial que seja do seu agrado.

Poderá encontrar também pot-pourris que já vem prontos em recipientes apropriados para facilitar a utilização, como é o caso do Pot-pourri da linha “Florir Aromas” – ArtFlorir -Produzido com elementos naturais como flores secas, sementes, folhas, especiarias, etc, e aromatizado com a pureza dos Óleos Essenciais, este Pot-pourri é elaborado para “Florir Aromas” que proporcionam Bem Estar Saudável aos seus ambientes.

potpourriSaiba mais AQUI
“Costumo dizer que algumas almas são perfumadas, porque acredito que os sentimentos também têm cheiro e tocam todas as coisas com seus dedos de energia.” (Ana Jácomo)

Abraços,
Sejamos Felizes!

Imagens: Web.

Um comentário para “Pot-pourri – mistura fina que perfuma e encanta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *