CatNip a erva que os gatos amam

Hoje vamos falar de uma velha conhecida dos donos de gatos, a CatNip!

a

Tudo o que você precisa saber sobre Catnip e sobre os efeitos que ela produz nos bichanos

A Catnip é uma erva perene, também conhecida por Nepeta, da família Lamiaceae. Possui haste pilosa com folhas em forma de coração com bordas serrilhadas, suas flores crescem em espigas. Existem cerca de 250 espécies de plantas com flores na família Labiatae, sendo a Nepeta cataria (catnip ou verdadeiro catnip): planta com flores brancas com crescimento máximo de três metros, a variedade que os gatos mais gostam.

Nativa da Europa e da Ásia, a catnip ficou naturalizada na América do Norte e Canadá, depois de ter sido introduzida pelos colonos por volta de 1600. O nome Nepeta é creditado à origem da planta na cidade de Nepete, na Itália, e cataria vem da palavra latina para o “gato”. A Nepeta cataria também é conhecida pelos seguintes nomes: cataria, catmint, catnep, catrup, healall, gato-brincadeira-de-gato, verdadeiro catnip, derva-de-gato, catswort, catwort, chi hsueh Tao, camo de bálsamo, Jardim Nep, Herba cataria, Herba Catti, Nebada, Nep.

Efeitos “Catnip” sobre os gatos

O ingrediente ativo que provoca nos gatos um tipo de efeito alucinógeno é um óleo essencial chamado nepetalactone, que pode ser encontrado nas folhas e caules da planta. Outros componentes incluem o ácido acético, o alfa e beta-nepetalactone, citral, nepetalactone, o geraniol, o dipenteno, o citronelol, o nerol, o ácido butírico, ácido valérico e taninos.

 

 

 

 

 

Mas, nem todos os gatos são afetados pela catnip, pesquisas confirmam que apenas cerca de 50-66% dos gatos são afetados pela erva, e em graus diferentes. Gatinhos mais novos, de oito semanas de idade, por exemplo, não são capazes de desfrutar de seu efeito; na verdade, eles mostram aversão a ela. A resposta ao catnip é mediado através do sistema olfativo. Quanto o nepetalactone entra em contato com as passagens nasais do gato, que se liga aos receptores olfativos situados no epitélio olfativo, isso estimula os neurônios sensoriais, que desencadeiam sinais para o cérebro. A resposta ao catnip é herdada como um gene autossômico dominante, o que significa que o gene só precisa ser passado por um dos pais.

Reações

Uma reação típica ao catnip inclui cheirar, mastigar, lamber, balançar a cabeça e queixo, bochecha e o corpo se esfregando no chão ou qualquer superfície que contenha o cheiro da erva e ou a própria erva. Reações adicionais podem incluir alongamento, babas, pulos, agressividade, hiperatividade e relaxamento. Essas reações costumam ter uma duração que vai de cinco a dez minutos.

Curiosamente, não são só os gatos domésticos que apreciam os efeitos do catnip; muitas outras espécies selvagens de gatos também gostam e se divertem com a erva. Além do que quê, muitos estudiosos afirmam que o nepetalactone é cerca de dez vezes mais eficaz em repelir mosquitos que o DEET, que é o ingrediente ativo na maioria dos repelentes de insetos. Também foi descoberto que catnip repele baratas e que ratos e camundongos nutrem uma forte antipatia pela erva, evitando assim todos os lugares onde ela cresce. Boas razões para cultivá-la, não é mesmo??

Ao contrário do que muitos acreditam, a catnip não é prejudicial aos gatos, nem provocará neles algum tipo de dependência ou overdose. A “Natureza Animal” é sábia, e os bichanos sabem quando o contato com a erva já foi suficiente, recusando depois disso, quaisquer outras ofertas.

Além de promover o bem estar em gatos estressados ou apáticos, o catnip pode ser um aliado no adestramento dos bichanos, pois, por ser muito atraente aos felinos, é possível colocar a catnip em caixas de areia e arranhadores, por exemplo, para ensinar o animal a utilizar apenas esses locais para arranhar e fazer suas necessidades. E, nesse sentido, há uma série de maneiras de dar catnip para seu gato:

  • Você pode plantar a erva em vasos ou em canteiros, para que ele possa dar uma mordiscada quando bem entender.
  • Você pode secar a erva para depois de seca polvilhar um pouco no chão para a diversão do seu gato.
  • Você pode comprar brinquedos e objetos com catnip em lojas de animais e pet shops.
Como plantar Catnip

É bem fácil plantar catnip, mas você também pode comprar a planta em vasos ou sementes dela em lojas que atuem no segmento da jardinagem e também pet shops. Essa planta gosta de sol, por isso escolha um local bem ensolarado para planta-la. É rústica, gosta de solo arenoso, mas precisa ser bem regada para se desenvolver até se estabelecer, por isso regue todos os dias. Se plantá-la diretamente no solo, preste atenção pois ela tende a se alastrar e crescer como erva daninha em locais indesejados.

Recomendo plantá-la em vasos ou jardineiras. É importante, principalmente no início, manter seu gato longe da planta até que ela se estabeleça, pois eles poderão comer todas as mudas, ou danificá-las deitando-se sobre as plantinhas. Colocar uma proteção, plantar em um local elevado poderá evitar o problema, especialmente se houver muitos outros gatos no bairro.

 

Colheita, secagem e armazenamento da catnip

Você pode guardar as folhas de sua planta catnip ao longo do ano. Pra secar, coloque no forno e fogo baixo ou pendure um maço de ponta cabeça em uma área seca e ventilada, longe do sol. Para armazenar, coloque as folhas secas em um recipiente hermético na geladeira ou no freezer.

 

Catnip e seres humanos

Os efeitos da catnip sobre os seres humanos não tem sido amplamente documentado pela ciência médica moderna. O que temos a respeito dos efeitos desta erva em seres humanos vem das tradições européias e americanas que ao longo da história têm atribuído a ela várias propriedades curativas. Um reconhecido efeito do catnip em seres humanos é a sedação. Tradicionalmente a medicina popular sustenta que uma pequena dose de catnip infundido em um chá pode aliviar sintomas de insônia.

As propriedades de catnip são úteis também para tratamentos de dores estomacais, dores de cabeça, febre escarlate, tosse, e varíola. Possui ainda propriedades coagulantes podendo ser usada em cortes, e feridas para acelerar a cicatrização. Alguns outros usos medicinais incluem ainda anestésicos, antibióticos, anti-reumático, antiespasmódico, adstringente, calmante, diurético, dores musculares, calafrios, hemorróidas e dor de dente.

Catnip e Culinária

A catnip é da mesma família das Hortelãs. Costuma ser mais utilizada como chá calmante, mas também pode ser utilizada como erva aromática em temperos de saladas e molhos. O chá de catnip pode ser tomado de duas à três vezes por dia para relaxar os músculos do corpo e reduzir o estresse.

Vale lembrar que a catnip é 100% natural, atóxica, tanto para animais como para seres humanos. É uma erva incrível com muitos usos benéficos não só com relação a saúde dos gatos, mas também com relação ao fortalecimento do sistema imunológico humano. Estudos médicos relacionados com esta erva afirmam segurança com relação a inexistência de efeitos colaterais, podendo ser usada até em crianças hiperativas, propensas a inquietação e agitação para acalma-las.

Gostou das dicas?
Compartilhe!

Abraços,
Sejamos Felizes!

Fontes: cat-world; cat grass; imagens: web

Um comentário para “CatNip a erva que os gatos amam

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *