Dicas para Presentes Especiais

O que representa dar um presente?

Você já parou para pensar no significado de presentar alguém?

0_quando-dar-presente-839x283

Presentear é um ato que existe desde a antiguidade. A tradição de presentar pessoas em diversas ocasiões, ocorre em todas as partes do mundo, onde cada cultura revela valores particulares relacionados ao ato de presentear.  

O costume de dar presentes é um fator primordial na geração de empatia até os dias atuais. Presentear tem um sentido que vai além do ato de escolher e oferecer um objeto, envolve um lote de emoções na procura do presente “ideal” que cumprirá a missão de agradar grandemente a alguém.

kit3

Parte importante nas interações sociais, o ato de presentar contribui para definir e firmar nossos relacionamentos. Segundo inúmeros estudos na área da psicologia, “presentear” é uma ação altruísta, que faz bem a saúde física e mental. Dentre estes estudos, um, desenvolvido pelo neurocientista brasileiro, Jorge Moll, mostra que, a simples decisão de fazer o bem, ativa o sistema de recompensa do cérebro que gera prazer, pois ações relacionadas ao altruísmo geram a liberação de alguns neurotransmissores e hormônios que contribuem para o relaxamento do sistema nervoso. Isso promove um prazer que diminui riscos de problemas associados ao estresse.

Presentear faz bem para quem recebe e mais ainda para quem oferece.

Não há como negar que generosidade faz duplamente bem: não só ganha quem recebe o presente, ganha também quem o oferece. Bom também é saber que a generosidade é um potencial humano. E que,  independente das pressões comerciais, temos a capacidade de ficarmos felizes a partir do momento que tomamos a decisão de alegrar alguém com um simples presente.

“Há muito prazer no ato de dar um presente, você está cuidando de alguém.” (Tracy Ryn – Profª da Virginia Commonwealth)

Um presente torna-se ainda mais especial quando é feito pelas próprias mãos, pois no ato de fazer está implícito um tipo de afeto cujo ingrediente especial é cada vez mais raro no mundo moderno: “o tempo”.

pacote

O tempo que é doado, ao fazer com as próprias mãos um presente ou parte de um presente a ser ofertado, está impregnado de amor, algo que não tem preço. E quanta alegria há nisso!

“O melhor presente que você pode dar para alguém é seu tempo, pois quando você cede seu tempo, você está cedendo uma porção da sua vida que nunca poderá voltar.” (Carla Cabral)

Presentear com parte de seu tempo, não significa necessariamente, você ter que fazer o presente inteiro. Para muitos, basta somente o tempo, para uma conversa, um passeio, ou um abraço…

time-management11

Dicas de presentes recheados com o “Seu Tempo”:

Doamos tempo também quando saímos a caça de um presente especial, mas nesta busca é muito comum cairmos na mesmice de comprar coisas normais.

Se você é uma pessoa que gosta de presentear e saboreia o processo do inicio ao fim, buscando sempre depositar um toque especial ao presente oferecido, uma dica legal é formar kits para diversos fins. O bacana neste formato é o presenteado se surpreender com o cuidado afetuoso na escolha dos itens que fazem parte do presente.RotulosSe o presente for acompanhado de uma surpresa, fica ainda melhor. E quer surpresa melhor do que presentar com algo criado por você?

Veja algumas dicas:

  • Um vaso florido plantado por você;

liriocachep

  • Um mini jardim planejado e criado por você no formato de um terrário;

MolduraVF

  • Uma iguaria como um bolos, doces, pães, etc, saídas daquelas receitas especiais que só você sabe fazer, em um prato decorativo; Após o consumo, o prato será a lembrança deste presente super afetuoso e especial.

pratobolo

…Enfim, são muitas as possibilidades de surpreender com presentes únicos e especiais quando o afeto não faz conta do tempo, para presentear aqueles que queremos bem.

Presenteie sempre que possível, lembre-se que todo afeto distribuído faz um grande bem para você também!

Presentes

Abraços! Sejamos Felizes!

Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *