Guirlandas: símbolos de Boas Vindas e Proteção

 

 

Você sabia que Guirlandas são símbolos de Proteção?

Guirlandas são objetos de adorno, possuem a forma circular, que por não ter começo nem fim, é rica em harmonia, significa a perfeição como a forma do Universo. As guirlandas são comumente feitas com galhos secos entrelaçados, cobertos por folhagens, flores, pedrarias, fitas, frutas, remos de cipreste, bolas, ramos de pinheiro dentre diversos outros enfeites, com a finalidade de ornamentar as portas das casas no período do Natal. Mas, elas existem desde a antigüidade, época em que tinham outros significados. Os povos desse período que habitavam regiões de frio intenso, costumavam guardar folhas secas que recolhiam e as mantinham durante o inverno como simbolo de preservação da vida. Faziam com elas arranjos em forma de círculo que representava para eles o movimento solar, e esperavam assim, pelo novo ciclo onde novas folhas surgiriam.

Na civilização egípcia as Guirlandas eram confeccionadas com a finalidade de serem colocadas nas portas dos templos e também eram usadas como adornos de cabeças nas festividades religiosas. Já os gregos colocavam esse adorno nas portas de suas casas com o intuito de atrair os deuses, desejando-lhes boas vindas aos seus lares. Na Roma antiga, um ramo de plantas arranjado em forma de coroa era considerado como voto de saúde e quando posicionada na porta das casas, significava saúde para todos os seus habitantes. Na antiguidade as guirlandas eram utilizadas durante o ano todo, para que casas e templos estivessem protegidos de todo e qualquer mal que os pudessem atingir.

Atualmente o uso das guirlandas está mais relacionada ao Natal e continua possuindo um significado relativo as “Boas Vindas” e também para atrair “Boas Energias” para o lar. Normalmente é pendurada na porta de entrada como um convite para o espirito do Natal entrar. Ainda com relação ao Natal, as guirlandas são conhecidas como coroas do advento, usadas no tempo do advento correspondente ao período de quatro semanas que antecedem o Natal. Nesse período, a cada domingo até a chegada do Natal, dentro da fé Cristã, deve-se acender uma vela, sendo que à cada uma é atribuído um significado diferente, num ritual que é acompanhado por orações.

Hoje em dia, a guirlanda ainda resgata o significado ancestral de símbolo de acolhimento e boas vindas. Colocar uma guirlanda na porta de casa é sempre um gesto carinhoso repleto de boas intenções, nas quais a paz, prosperidade, evolução, e recomeço, são sentimentos que integram a perspectiva de boas esperanças na continuidade da vida. E como já está mais que comprovado, na intenção reside a força motriz para tudo o que queremos realizar. Quando pensamos em algo com uma forte intenção positiva, a energia que mobilizamos tem o poder de atrair eventos e realizações que nos trarão mais bem estar e harmonia interior. Seja qual for o símbolo que você criar ou escolher para adornar sua casa, deposite nele suas melhores intenções, sempre objetivando o bem e desfrute tudo de bom que certamente virá para você.

Beijo no Coração,
Sejamos Felizes!

Fontes: ImagensWeb; Gif da Teka

“Onde quer que você viva, esse é o seu templo, se o tratar como tal.” (Buda)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *