Urbano ou Natural? Qual é seu estilo?

 

 

“Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é.” (Caetano Veloso)

 

Ao conhecer o trabalho do fotógrafo Erkin Demir, que cria composições intrigantes mesclando paisagens, arquiteturas e corpos fragmentados, lembrei da frase de Caetano Veloso, no sentido das coisas com as quais nos identificamos, e ao escolhe-las nos fazemos. Afinal se a vida é feita de escolhas, as nossas escolhas nos definem. A arte, quando nos toca, nos faz pensar… e o trabalho de Demir ao fundir detalhes de natureza lembrando o meio natural e arquitetura lembrando o meio urbano em seres humanos, sugere para mim, dois pontos de vista que transitam sobre a existência e essência da vida humana.

O pensamento existencialista, defende que a existência vem antes da essência. O que significa que não existe uma essência humana que determine o homem, mas que ele constitui a sua essência na sua existência. Esta construção da essência se dá a partir das escolhas feitas, uma vez que o homem possui o livre arbítrio. Mas escolher não é nada fácil, pois quando tentamos identificar qual é a melhor forma de viver, nos deparamos de cara com a grande dificuldade de responder, porque a vida oferece muitas formas. Então, o caminho é experimentar e sentir.

Pensando no meio natural e no meio urbano, os estilos de vida tanto em um, quanto no outro, variam de muitas formas e os indivíduos podem fazer uma escolha entre os dois, baseados naquilo que conhecem de si mesmos e na qualidade e vida que apreciam. Nesse sentido, e lembrando que nosso bem estar está associado a uma situação agradável ao corpo e ao espirito, sugiro que ao apreciar a obra de Demir, a sua percepção individual se reflita no que é realmente valioso em sua existência.

Saiba mais sobre o artista e seu trabalho AQUI.

Abraços,
Sejamos Felizes!

Fontes: Etoday, site do artista.

Um comentário para “Urbano ou Natural? Qual é seu estilo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *