Conheça o Azevinho – planta carregada de simbologias para enfeitar seu Natal e muito mais

O Natal é a época de enfeitar a casa para celebrar a renovação da esperança, o reavivar de laços e afetos. E para esta festa especial, que tal enfeitar seu Natal com um presente da Natureza no formato de uma planta carregada de vigor, história e simbologia?

garrafa

Azevinho

Planta da família das aquifóliaceas, também conhecido como aquifólia e árvore sagrada, possui folhas verde escuro brilhante e orladas de espinhos. costuma dar cachos de flores brancas entre maio e junho e bagas vermelhas (na variedade feminina) a partir de setembro ou outubro. esta planta cresce na Europa, Ásia Central e Ocidental, Norte da África, em Portugal continental e Madeira e também em vários países da América do Sul incluindo o Brasil.

azevinho1

Também conhecido como azevim, azevinheiro, pica-folha e espinho-de-cristo, o azevinho é um arbusto de médio porte que pode atingir uma altura entre 4 a 6 metros, assemelhando-se a uma pequena árvore.

No Jardim

Apesar de ter um crescimento lento que faz com que a planta dure até 300 anos, o Azevinho é muito apreciado por sua característica ornamental, rusticidade e resistência, principalmente ao frio de invernos rigorosos, nos quais mantêm suas folhas brilhantes e vigorosas, assim como, suas bagas vermelhas que enfeitam a planta e chamam a atenção com a alegria de seu brilho.

ilex1

O Azevinho gosta de solo ácido e áreas sombreadas. Não gosta de muita água e mostra seu sofrimento nos solos encharcados apresentando um tipo de bolor acizentado que cobre toda a planta e prejudica seu desenvolvimento saudável. Para prevenir este problema é necessário promover uma boa drenagem no solo onde será plantado o Azevinho.

Ilex-aquifolium-frutos

Como planta dioica que é, o Azevinho precisa da espécie macho e fêmea para se reproduzir e sendo a fêmea a mais procurada pelos atrativos dos frutos vermelhos, o macho fica sem condições de reprodução.

As bagas vermelhas do Azevinho fêmea (Ilex aquifolium), são a principal atração desta planta tão apreciada para as decorações natalinas, não só pela beleza, mas principalmente, pelas fortes cores do verde e vermelho brilhantes aliados à resistência da planta que mantêm o vigor por longo tempo nos arranjos decorativos nestas festividades. Porem a intensa procura da espécie feminina da planta, por ser a única que produz os frutos vermelhos faz com que ela esteja presente nas listas de plantas em extinção.

azevinho

Existe uma variedade da planta – Ilex paraguensis – também conhecida popularmente como erva-mate que cresce em estado selvagem no norte da Argentina, no Paraguai, no sul do Brasil e no Uruguai, mas que se cultiva também em Portugal e Espanha, que é muito apreciada pelos povos da América do Sul devido a sua contenção de cafeína, derivados de xantia e outros componentes que fazem dela uma planta muito interessante para a fitoterapia.

ilexparaguariensis

Embora muito apreciada por sua beleza ornamental as bagas vermelhas do Azevinho são tóxicas, e a ingestão de apenas cinco delas são suficientes para provocar convulsões, sendo por isso, importante ter-se um cuidado especial se tiver crianças.

Planta ornamental fortemente associada ao Natal, o Azevinho é frequentemente usada durante esta época como elemento decorativo em guirlandas, arranjos florais, centros de mesas, etc.

arranjo-bico-de-papagaio-vermelho-flores-permanentes

A origem deste costume remonta a tempos antigos, época em que civilizações pagãs utilizavam o Azevinho principalmente como espanta espíritos conferindo a ela um simbolismo de planta sagrada associada a proteção.

Árvore sagrada para os druídas, o Azevinho era integrante do calendário celta para denominar o período compreendido entre 8 de julho e 4 de agosto. E, devido a dureza de sua madeira, os antigos celtas utilizavam esta árvore pra fabricar pontas para lanças. Por essa mesma característica, o Azevinho é também um símbolo de firmeΩa e segurança.

Em tempos antigos acreditava-se que plantar um Azevinho nas proximidades de uma granja, este a protegeria dos raios e feitiços. Também assegurava que a madeira do Azevinho lançada contra animais selvagens, conseguia que estes se amansassem.

De certo modo, esta é a virtude que o Dr.Edward Bach encontrou na flor de Holly (Azevinho):

“A capacidade de acalmar os instintos “animais” que todos temos dentro de nós e que, em certos momentos, afloram e não nos permitem encontrar o lado bom da vida, das pessoas e das coisas.” Dito com outras palavras, a flor de Holly protege os ventos da alma.

E, nesse sentido, desejo que a  Natureza que nos brinda com sua energia presente no ar e em toda a vida ao nosso redor possa sempre nos inspirar à florir nossas Almas com o melhor de nossa humanidade por um mundo melhor para todos nós.

velailex

Veja também:

Árvore de Natal

Árvore de Natal Ecológica

Guirlandas: Símbolos de Boas Vindas e Proteção

Abraços! Sejamos Felizes!

Imagens: Seleções Pinterest

Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *