“Ovo”, “Coelho” & “Chocolate” + Dicas para uma Páscoa Especial

A grande maioria das pessoas adoram a Páscoa, mas muitos desconhecem como esta festa se originou, bem como, qual é o significado por trás dos deliciosos “Ovos de Chocolate” e as relações simbólicas entre “Ovos” e “Coelhos”. E você, já parou para se perguntar:

Por que o “Ovo” e o “Coelho” são símbolos da Páscoa?

b

A segunda maior celebração Cristã (a primeira é o Natal), tem sua origem na festa Judaica do Pessach, cujo significado em hebraico é “passagem”, uma referência a saída dos judeus do Egito e sua libertação da escravidão, com a chegada à terra prometida sob a liderança de Moisés. Durante a festa judaica o “ovo”, um dos únicos alimentos que não perde a forma depois de cozido, é utilizado como símbolo do povo de Israel. Em determinado momento, o chefe da família se levanta e diz: “O povo de Israel é como esse “ovo”, que, quanto mais cozido na dor e sofrimento, mais preserva sua unidade e identidade”. Evidentemente, naquela época, o ovo ainda não era de chocolate. A comemoração foi adaptada pelo cristianismo para relembrar a ressurreição de Cristo, que também representa a renovação da vida. Já o “coelho” foi uma forma de popularizar a festa, o que não deixa de ter uma relação com os costumes e simbologias antigas. No antigo Egito, o animal era símbolo de fertilidade devido sua incrível capacidade de procriação. O “Pessach” teve origem em ritos tribais, cujo objetivo era celebrar a paz entre os povos. Nesses rituais o cordeiro era repartido entre os chefes das tribos, num jantar comunitário que reforçava suas alianças. Nesse contexto o “coelho” veio substituir o cordeiro. Afirma Maria Ângela de Almeida, teóloga da PUC-SP.

E, Por que o  Chocolate?

Porque é muitooooo gostosooooo!!!

E, como uma festa com tantos significados profundos e tantas gostosuras deve ser linda e especial, selecionei algumas dicas simples, mas que certamente agregarão beleza e vida à sua comemoração…

  • Sua mesa de Páscoa ficará linda e cheia de vida com arranjos florais feitos em cascas de ovos ocas. Para isso, quebre com cuidado o topo do ovo, drene seu conteúdo, lave seu interior. Em seguida, encha a casca vazia com água coloque cada uma em suportes da sua escolha e finalize com as flores da sua preferência. Veja os exemplos que selecionei:

b1

b2
b3
  • Ovos e Flores = símbolos de vida e renascimento, temperados com o doce do chocolate e um toque de capricho afetuoso, darão a sua comemoração um toque todo especial. Hummm, tudo de bom, receber amigos e familiares com Beleza + Gostosuras + Afeto.
  • Nesse exemplo, as flores estão amarradas ao vidro que sustenta o pratinho com os ovos do lado de fora e suas hastes estão mergulhadas na água no prato que serve como base para o arranjo. Fácil de fazer esse arranjo que tem uma presença bem marcante e original. Lindo!
  • Aqui,  a simplicidade minimalista dá um toque singelo e delicado ao arranjo feito com itens comuns (prato e taça) compostos com musgo, ramos verdes e a delicadeza dos ovos.
  • Os ovos dos exemplos acima não precisam ser necessariamente decorativos,  podem ser de chocolate para serem oferecidos aos convidados, e o que não faltam nos mercados e lojas especializadas de chocolates, são ovos de todos os tipos e tamanhos.
  • Esse exemplo é bem simples, mas muito charmoso. Percebam as flores estão do lado de fora dos copos com a base de suas hastes mergulhadas na água dos pratinhos que servem como base para o arranjo. Um mimo…

  • Nesse exemplo, as flores estão dentro de um outro recipiente menor dentro do vidro e os ovos estão dispostos entre os dois, veja o tutorial ao lado.
  • Desejo que sua Páscoa possa encantar a todos não só com beleza, mas principalmente com afeto, paz, amor e união.
  • Abraços, Sejamos Felizes!
Fontes: mundoestranho.abril.com.br,
Seleções Pinterest, 
Imagem de abertura: boredpanda

 

A felicidade não deve estar somente nos Ovos de Chocolate. A felicidade deve estar dentro de você. Só assim, não só na Páscoa, mas em todos os outros dias, você terá motivações para encontrar e cultivar beleza em sua vida.

Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *