Porcelana X Faiança – Conheça as diferenças

Louças de faiança ou porcelana sempre foram consideradas objetos que expressam requinte e sofisticação, servindo de base às vezes para manifestações culturais através da expressão da arte. Mas, você sabe distinguir uma da outra?

pratos

A faiança e a porcelana são tipos de cerâmicas que se diferem por terem composições diferentes. Porém suas semelhanças, conseguem, por vezes, confundir o observador na hora de distinguir quais peças são feitas de um material ou do outro.

Entendendo as diferenças

Para começar, louça é o coletivo de artefatos produzidos com os seguintes materiais (mais comuns): cerâmica, faiança e porcelana, os quais se diferem apenas pela composição dos elemento.

Atualmente é mais comum o uso de louças de faiança e porcelana, embora encontramos no mercado outras produzidas com materiais como plástico, barro, vidro, etc.

porcelanaxfaiança

Porcelana

A porcelana é o resultado de uma composição que mistura caulim, feldspato e quartzo gerando uma massa muito dura, branca, impermeável e às vezes translúcida, com a qual formatam-se peças que são cozidas em alta temperatura.

O que difere a porcelana de outros materiais e lhe confere valores de nobreza e sofisticação é a sua vitrificação, transparência e, principalmente, resistência do material que é impermeável, pois não possui porosidades não absorvendo água ou resíduos de alimentos.

A porcelana surgiu na China durante a dinastia Tang (618-907 a.C), se difundindo por outros países da Àsia e posteriormente da Europa.

vasoschineses

Na Europa, se destacou a partir da França no final do século XVII com as manufaturas Chantilly (1725) e a Vincennes (1738) que originou a manufatura Real Sévres.

 Conheça o site Sévres – AQUI

musee-national-de-ceramique

Desde seu surgimento há mais de dois mil anos na China, possuir louças de porcelana era sinal de status social e sinônimo de sofisticação. As louças de porcelanas eram tão valorizadas que costumavam ser expostas em salas de visitas como elementos refinados na decoração dos ambientes em lares de famílias nobres.

Mundialmente aceita e valorizada a porcelana sempre contou com inúmeras técnicas de aprimoramento, mantendo-se presente até hoje em objetos decorativos e utilitários altamente conceituados pelas qualidades que continuam conferindo à ela, nobreza e sofisticação.xícaraartflorir

Faiança

Já a faiança é composta por uma massa cerâmica, com uma coloração que vai do creme ao bege claro, menos rica em caulim, comparativamente a porcelana e menos resistente também, quebrando-se com mais facilidade. As peças de faiança são porosas necessitando portanto de esmaltação, que é um processo que vitrifica a peça tornando-a impermeável. Porém esta impermeabilização, com o uso e com o tempo acabam ganhando um aspecto craquelado, pois o esmalte não se funde à peça, apenas a reveste como um verniz.faiançaAs produções de faianças que mais se destacam mundialmente são as Portuguesas e as Italianas, com peças lindamente decoradas.

faianças

As louças de porcelana possuem espessura mais fina e delicada que conferem às peças uma aparência mais refinada, enquanto as de faiança possuem maior espessura que confere às peças um apelo mais rústico. Porem ambas são atemporais, cada qual com suas particularidades, faiança e porcelana, fazem parte do mundo moderno com propostas lindas, divertidas e sofisticadas que valem o investimento.

Quer saber mais? Veja AQUI “Matérias primas Cerâmicas”

Na ArtFlorir você encontra Porcelana e Faiança com arte exclusiva e delicada para deixar o seu cotidiano mais feliz!

vst“Guardei para você, num verso de porcelana, as flores da manhã… (Eolo Yberê Libera)

 

Abraços, sejamos Felizes!

Imagens: seleções pinterest e artflorir

Lembrou de alguém que gostaria do post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *