Sonhe com Dream Catcher & Aromaterapia

Se você não sofre com problemas de insônia, certamente já ouviu falar sobre o quanto este mal crônico afeta milhões de pessoas em todo o mundo, ocasionando uma diminuição da qualidade de vida decorrente do cansaço acumulado, baixa no rendimento das atividades, irritabilidade, dentre outros sintomas que até podem levar à depressão.

Na busca por tratamentos para a insônia muitos se apegam a crenças em amuletos e terapias alternativas.

Esse post é sobre crença, símbolos, terapias naturais e sobretudo, como podemos evitar muitos problemas quando aprendemos  atrair Bem-Estar para nossas vidas.

insonia

Para os pesadelos constantes que roubam sonos reparadores ocasionando a insônia, muitos se apegam a crença de que o Dream Catcher – conhecido, por aqui, como Filtro dos Sonhos  – traz proteção contra as energias negativas que ocasionam os maus sonhos.

Você já ouviu falar sobre o filtro dos sonhos? E, em como ele afasta os sonhos com energias negativas?

filtro

Amuleto típico da cultura indígena norte-americana, o Dream Catcher (apanhador de sonhos em tradução livre), segundo a crença, funciona como um filtro que retém as energias negativas dos sonhos, liberando somente as positivas.

Conhecido, por aqui, como “Caçador de sonhos”, “Cata-sonhos” ou “Espanta pesadelos”, o Dream Catcher – nome original em inglês – surgiu na tribo dos Ojibwa, índios que habitavam a região dos grandes lagos na  América do Norte. Estes índios acreditavam que os sonhos traziam importantes mensagens sobre o funcionamento da Natureza, do Universo e da vida. E que, durante a noite o ar se enchia de sonhos com energias boas e más, sendo o filtro dos sonhos, como o próprio nome sugere, uma proteção contra os sonhos com energias negativas, que conhecemos como pesadelos.

dream_legend

Originalmente, o filtro dos sonhos foi criado a partir de um círculo feito com fibras de um salgueiro-chorão, revestido com tiras de couro. Neste círculo, são amarrados vários fios que formam uma espécie de teia de aranha com uma pequena abertura no cento. Penas de aves que simbolizam a respiração e o ar, elemento essencial para a vida (preferencialmente, pena de coruja por significar sabedoria) é colocada de baixo da teia, assim como outras penas e adereços.

dreamcatcher

Os sonhos bons, aqueles que possuem mensagens importantes, passam pelo centro da teia, enquanto todas as energias malignas ficam retidas.

Conheça a Lenda

Existem várias lendas sobre a criação do Dream Catcher, porém uma das mais conhecidas conta que um velho Xamã teria subido no alto de uma montanha em busca de sabedoria. Lá, encontrou Iktomi, um espírito mágico com a forma de uma aranha, que ao mesmo tempo que ensinava ao Xamã conhecimentos sobre o nascimento, a morte e as energias benéficas e malignas, criava um amuleto tecendo em volta de um aro feito de cipó, uma teia com pelos da crina de um cavalo.

De acordo com a lenda, a aranha teria dito ao Xamã: “Se você trabalhar com forças boas, será guiado na direção certa e entrará em harmonia com a Natureza. Do contrário, irá para a direção que causará dor e infortúnios.”

dreamcatcher5

Iktomi ensinou o índio a usar as boas energias e sonhos recebidos através do amuleto para ajudar seu povo a conquistar seus objetivos, ouvindo e prestando atenção nas visões, sonhos e ideias que transmitiam.

Ainda hoje, no nosso mundo moderno, o Dream Catcher, é apreciado por muitas pessoas que, depositam no amuleto a crença que terão proteção contra energias negativas. Devido ao seu forte simbolismo,  muitas pessoas costumam aplicar sua imagem em tatuagens como forma de proteção.

tatuagens-de-apanhador-de-sonhos2

Para o Xamanismo, o filtro dos sonhos serve como uma mandala para inspirar criatividade, imaginação e ajudar a transformar todos os sonhos e objetivos em realidade.

Para mim, toda crença é benéfica quando atrai positividade para nossa vida. Pensar positivo, atrai positividade, e nesse sentido, todo amuleto é bem vindo.

“A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; O que você sente, você atrai; O que você acredita, torna-se realidade.” (Buda)

Toda crença é benéfica quando é positiva, mas, além de acreditar, é preciso também buscar sempre atrair Bem-Estar para nossas vidas. Quando temos uma vida equilibrada, dificilmente deixamos de dormir e de sonhar.

E sobre Aromaterapia para curar a insônia, você já ouviu falar?

A  Aromaterapia é o ramo da Fitoterapia que, através da aplicação de Óleos Essenciais extraídos das plantas, pretende promover a saúde e o Bem-Estar aos indivíduo. A ciência da Aromaterapia fundamenta-se no princípio de que diferentes aromas acionam respostas específicas no cérebro, conduzindo a resultados próprios.

Os Óleos Essenciais são  formas altamente concentradas de energia das plantas e, costuma-se dizer, constituem a alma e força vital delas. E, embora os Óleos Essenciais tenham aplicação através de aromas específicos, também apresentam diversas outras importantes propriedades farmacológicas que os caracterizam como antibióticos, anti-sépticos, antivirais,etc.  De modo geral, os Óleos Essenciais penetram no corpo por inalação, através das vias respiratórias, ou então por absorção, diretamente pela pele atingindo a corrente sanguínea.

Inspira-ação: Dream Catcher & Aromaterapia 

A bela simbologia do Filtro dos sonhos, cujo apelo simbólico reside na atenção que devemos dar aos aspectos positivos da vida para alcançarmos nossos objetivos, aliada aos muitos benefícios terapêuticos dos Óleos Essenciais para os planos físico, mental e psicológico que conheci através da Aromaterapia, me ajudaram na superação de um longo estado de insônia.

Minha primeira experiência com a Aromaterapia ocorreu quando eu atravessava uma fase de constante insônia que, estava impactando negativamente  minha vitalidade  me deixando susceptível à estados depressivos.

Em busca de um tratamento com alternativas fitoterápicas, experimentei a Aromaterapia que, para minha melhor surpresa, na primeira noite que aromatizei meu quarto com o Óleo Essencial de Lavanda, consegui dormir.

A partir daí, resolvi estudar a fundo esta ciência, incluindo na minha vida os Óleos Essenciais para diversos fins, sobre os quais pretendo discorrer em outros posts a serem compartilhados aqui no blog, onde compartilho também a “Inspira-ação” que gerou a criação do Difusor de Aromas: “Respire Paz” – Veja AQUI – que tenho utilizado para embalar meus sonhos  perfumados com Lavanda. Ah, nada como dormir respirando paz…

Respirarmasc

O Óleo Essencial de Lavanda tem sido usado há anos para ajudar a combater a depressão e a insônia. Muitos estudos já confirmaram que o uso diário do óleo de Lavanda ajuda a diminuir casos de depressão em mais de 40%, e que, diminui drasticamente os distúrbios do sono.

Quem já é adepto da aromaterapia, sabe que o Óleo essencial de Lavanda é o mais utilizado por ser extremamente versátil. Considerado como um verdadeiro remédio natural devido suas propriedades calmantes e relaxantes, o óleo de lavanda equilibra o corpo fisicamente, mentalmente e psicologicamente, não possui contra indicação e é um dos poucos óleos essenciais que podem ser aplicados diretamente na pele.

Depois que descobri a Aromaterapia, o  Aroma do Óleo Essencial de Lavanda, tem garantido meu sono, além de me proteger, como um filtro dos sonhos, de inúmeras negatividades com suas propriedades terapêuticas.

 

Respire

 

Abraços! Sejamos Felizes!

Quer saber mais sobre os Óleos Essenciais?

Veja: “Aromas do Bem perfumando seu mundo particular” – AQUI

Lembrou de alguém que gostaria do post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!

Fontes: significados.com.br, Imagens: seleções google

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *